Este é o seu momento!

É você quem deve escolher o cliente e não o cliente quem deve escolher você, porque é a qualidade do cliente que definirá o futuro do seu consultório/clínica. No último artigo falamos sobre a Segmentação do mercado.

Que nada mais é que dividir o mercado em grupos de clientes com características e necessidades semelhantes, seguindo um perfil específico ou um conjunto deles: financeiro, geográfico, psicológico, por exemplo. Se você não leu este artigo, leia clicando aqui, pois é muito importante para entender o próximo passo:

4º Passo: Objetivo 

Qual dos segmentos será o seu objetivo? Que clientes você quer atingir? Que necessidades e desejos você quer atender? Que expectativas quer superar dos seus clientes?

Este é o momento que você escolherá qual é o seu segmento-alvo, isto é, qual dos segmentos será o seu objetivo? É importante ter um objetivo para comunicar com toda a empresa (sua clínica, colaboradores, dentistas) e, desta forma, gerar clientes satisfeitos para gerar lucros.

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O que queremos dizer com isso?

Está claro que o objetivo é você escolher um segmento-alvo para atuar. Certo? E dentro de um segmento há clientes. E os clientes seguem tendências.

Os globais ditam, em maior ou menor grau, o que os clientes querem consumir. Seja na moda, seja no último smartphone lançado, na Odontologia não é diferente. Ora querem facetas laminadas “lentes de contato”, ora querem fazer bichectomia, ora querem implantes. E mudam constantemente suas vontades.

Portanto, por mais homogêneo que seja o segmento escolhido, com características semelhantes, o segmento é formado por pessoas e pessoas são altamente mutáveis em seus desejos e sonhos.

Por isso são alvos móveis (moving targets), estão sempre mudando. E nesta escolha do segmento como seu objetivo (segmento-alvo), você deve avaliar bem as oportunidades e riscos desta escolha.

clientes

Na definição do Caproni, os clientes são “camagurus”, um misto de camaleão e canguru, que estão em constante mudanças e a cada hora num lugar diferente.

E sim, satisfazer os clientes, os “camagurus” é extremamente difícil para qualquer empresa. Não caia nesta cilada!

Imagine o seu consultório ou clínica com diferentes grupos de clientes e todos bem distintos, com desejos, necessidades, personalidades, estilos de vida, classes sociais com muitas discrepâncias.

Fica muito difícil você oferecer um serviço que se adeque e que satisfaça e agrade à todos. Não é? Infelizmente, não conseguimos agradar todo tipo de cliente.

Por isso, fazer a segmentação e escolher o seu objetivo (o seu segmento-alvo) é fundamental e indispensável para que você possa trabalhar com os seus clientes alvo e, assim, ter melhores condições de atendê-los bem e oferecer o que eles querem e precisam. Se você tentar atender todos os tipos possíveis de pacientes no seu consultório/clínica, você certamente terá sérios problemas. Não caia nesta cilada!

Não esqueça que o mundo e os clientes estão em constante e veloz mudanças. Superar as expectativas dos clientes é um processo sem fim. Uma corrida sem linha de chegada.

pratica objetivo

Sabe o que fazer após ter escolhido os clientes (o objetivo)? Faremos o Posicionamento.

O que estes clientes pensam a seu respeito? Que imagem eles têm de você, da sua clínica e da sua classe profissional?

Este é o assunto do nosso 5º passo: O Posicionamento. Não perca!

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Um grande abraço e até a próxima dica!

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