1. A aparatologia ortodôntica dificulta a higiene bucal e pode contribuir para a formação de lesões gengivais, como os processos proliferativos gengivais não neoplásticos. Essas lesões, dependendo de alguns fatores – como o tempo de evolução, constituintes histopatológicos e condições bucais -, podem ser reversíveis, em alguns casos, por meio da orientação sobre higiene bucal e da terapia periodontal básica. Entretanto, na maioria das vezes há necessidade de tratamento cirúrgico. Sendo assim, assinale a alternativa incorreta:

  1. Fibroma é uma neoplasia benigna composta apenas por aumento e proliferação de fibras colágenas.
  2. Fibroma ossificante periférico é uma patologia reacional composta por tecido fibroso denso associado a células produtoras de material semelhante a tecido ósseo ou mesmo cemento.
  3. Fibroma de células gigantes é o mesmo que lesão central de células gigantes.
  4. Hiperplasia fibrosa inflamatória é uma proliferação de fibras colágenas em permeio a tecido conjuntivo inflamado por trauma.
  5. Granuloma piogênico é uma patologia não neoplástica que consiste da proliferação de vasos sanguíneos em permeio a infiltrado inflamatório crônico.

2. As glândulas salivares maiores e menores são com frequência sede de doenças que podem manifestar-se clinicamente por aumento de volume e distúrbios secretórios. Assinale a alternativa incorreta:

  1. O termo rânula é exclusivamente clinico e aplica-se ao fenômeno de extravasamento de muco, que ocorra no assoalho bucal ou porção ventral da língua com aspecto de uma bolha.
  2. A síndrome de Sjögren, que é uma alteração crônica sistêmica, envolvendo, principalmente as glândulas salivares maiores e menores, assim como, as glândulas lacrimais, associadamente com uma doença difusa do tecido conjuntivo, uma colagenose, geralmente a artrite reumatoide e o lúpus eritematoso.
  3. O fenômeno de extravasamento de muco é uma lesão que envolve as glândulas salivares, e se caracteriza pela presença de secreção glandular no interior dos tecidos. Esta denominação é genérica e compreende a mucocele, o cisto de retenção e a rânula.
  4. A sialoadenite aguda é uma doença inflamatória causada por um vírus (paramixovirus) que se aloja nos ductos intercalares das parótidas. A transmissão se faz por gotículas de saliva durante a fala, espirro, tosse ou pelo contato direto boca a boca.
  5. Sialolitiase ou calculo salivar é o termo utilizado para designar a formação da estrutura mineralizada no interior dos ductos salivares excretores ou no próprio parênquima glandular.

3. Quanto ao ameloblastoma:

  1. É considerado um tumor ectomesenquimal (misto) por apresentar proliferação de tecido epitelial e conjuntivo.
  2. Apresenta como característica microscópicas fibroblastos semelhantes aos ameloblastos, daí o nome.
  3. Revela uma imagem de “raquete de tênis” em seu aspecto histopatológico.

Dentre as afirmações acima podemos dizer que:

  1. Apenas A e B são verdadeiras.
  2. Apenas B e C são verdadeiras.
  3. Apenas A e C são verdadeiras.
  4. Apenas C é verdadeira.
  5. Nenhuma é verdadeira.

4. Cistos odontogenicos são cistos resultantes da proliferação de remanescentes epiteliais associados à formação dos dentes. O epitélio presente em cada um dos dentes. O epitélio presente em cada um dos cistos odontogenicos é derivado de uma das seguintes fones: lâmina dentária, órgão do esmalte e de bainha epitelial de Hertwing. Os remanescentes epiteliais presentes na maxila e mandíbula são originais do ectoderma que reveste os processos embrionários que irão formar a face e boca ou de tecido epitelial que participa na odontogenese. A presença pura e simples de restos epiteliais seria insuficiente para explicar a formação de um cisto. É necessária a ação de um agente, inflamatório, por exemplo, capaz de estimular e determinar a proliferação desses remanescentes. Tal condição é frequente nos maxilares, onde infecções e traumas são capazes de desencadear a resposta inflamatória. Marque a alternativa correta.

  1. Radiograficamente, os cistos se apresentam radiopacos, pois são áreas preenchidas por tecido calcificado de esclerose óssea.
  2. A parede dos cistos é, em geral, formada por tecido conjuntivo fibroso, células inflamatórias, macrófagos, células gigantes e áreas de hemorragia.
  3. O liquido cístico é sempre composto por ceratina/ queratina, proveniente do revestimento epitelial.
  4. Os cistos ocorrem obrigatoriamente em tecido ósseo, com acometimento de tecidos moles somente no local, por aumento de volume da região.
  5. Cistos verdadeiros possuem uma capsula de tecido conjuntivo fibroso como seu revestimento interno, sem revestimento epitelial ou outros componentes.

5. Os odontomas são os tipos mais comuns dos tumores odontogênicos, pois são considerados mais como uma anomalia de desenvolvimento (hamartoma) do que uma neoplasia verdadeira. Acomete preferencialmente indivíduos na segunda e terceira décadas de vida, contudo, sem encontrar prevalência quanto aos sexos. Sobre odontoma assinale a alternativa que corresponde à verdade:

  1. Radiograficamente é uma imagem radiolúcida unicamente.
  2. Radiograficamente, os odontomas compostos apresentam-se como um conjunto de estruturas semelhantes aos dentes, de forma e tamanho variáveis, envoltos por uma área rqadiolúcida, sendo sua imagem patognomônica constituída de 2 ou mais dentículos de pequeno tamanho.
  3. Histologicamente, as lesões apresentam todas as estruturas dentarias: matriz de esmalte; dentina ou material dentinoide; polpa e cemento em um estroma de tecido conjuntivo fibroso, sendo toda a massa envolta por uma cápsula fibrosa.
  4. É maligno e causa uma grande destruição, pois tem crescimento contínuo.
  5. A localização mais frequente do odontoma composto é observada na região anterior da maxila, ao passo que o odontoma complexo ocorre na região posterior em ambos maxilares.

a) Apenas B, C e D estão corretas.
b) Apenas B, C e E estão corretas.
c) Apenas A está incorreta.
d) Apenas a D está incorreta.
e) Todas estão incorretas.

Respostas

Questão 1.

Letra D.

Questão 2.

Letra B.

Questão 3.

Letra B.

Questão 4.

Letra D.

Questão 5.

Letra B.

ENVIE UMA RESPOSTA