[dropcap]É[/dropcap] uma alteração freqüente na dentição decídua, sendo reconhecida como o principal fator etiológico das infra-oclusões. O elemento dentário em infra-oclusão pode ser definido como o dente que parou os seus movimentos eruptivos na arcada dentária, durante ou após o período de erupção ativa. A prevalência de infra-oclusão em molares decíduos varia de 1,3% para 38,5% em diferentes populações1 e o segundo molar decíduo é relatado como o elemento mais afetado (Miyanaga M, Takei K, Maeda T.)
Anquilose Dento-Alveolar-7
Tratamento 

O tratamento a ser determinado depende de fatores como a idade do paciente, grau de infra-oclusão dentária, o comprometimento da oclusão23, a presença e localização do sucessor permanente o estágio de desenvolvimento do sucessor, a severidade dos danos causados pela anomalia e a condição sistêmica do paciente.

  • Tratamento com a presença do sucessor permanente
  • Tratamento sem a presença do sucessor permanente

Quando precocemente diagnosticado, a anquilose dentária pode ter um prognóstico favorável. Caso seja diagnosticada mais tarde, o desenvolvimento de sequelas não está descartado.

O tratamento a ser instaurado deve ser baseado em função de um planejamento adequado, através de exames clínicos e radiográficos, com vistas a uma conduta eficaz e preventiva para que o desenvolvimento da oclusão e o restabelecimento da saúde bucal possam ocorrer adequadamente.

ENVIE UMA RESPOSTA