Artigos

Planejamento e considerações pré e pós-operatórias no fechamento de diastemas
Treatment planning and pre and postoperative considerations in the closure of diastema    

Os tratamentos ortodônticos, de forma geral, promovem uma me- lhora estética na composição dentofacial. No entanto, em casos de diastemas generalizados, espaços entre os dentes anteriores são uma ocorrência comum mesmo após o tratamento ortodôntico. Nesses casos, uma avaliação estética para uma intervenção ortodôdontica-restauradora é necessária para distribuir os espaços e permitir restaurações proporcionais e harmônicas.

Confira o artigo na íntegra acessando o link:  Artigo Diastema ABO RJ   [divider]
Interrelação Periodontia e Dentística Restauradora na lapidação de facetas cerâmicas
Association of periodontics and restorative dentistry in cosmetic restorative dentistry with laminate veneers

Diferentes fatores devem ser considerados nos casos de substituição de restaurações em dentes anteriores, tais como tratamento periodontal e tipo de material utilizado. Nessas situações, uma abordagem multidisciplinar é fundamental.

Confira o artigo na íntegra acessando o link: FACETAS [divider]

Fechamento de diastema anterior: associação de procedimentos ortodôntico e restaurador
Anterior closure diastema: association of orthodontic and restorative procedures 

Muitas vezes, somente a mecânica ortodôn- tica não é suficiente para solucionar os ca- sos de fechamento de diastemas. Da mesma forma, apenas uma abordagem restauradora pode resultar em dentes desproporcionais, com uma aparência desarmônica. Nesses ca- sos, uma abordagem multidisciplinar é fundamental. Uma movimentação ortodôntica prévia é essencial para o sucesso do trata- mento restaurador, assim como uma comu- nicação entre o ortodontista e o profissional que realizará as resta urações pode ser favo- rável no prognóstico. Portanto, esse trabalho ilustra por meio de um caso clínico, aspectos ortodônticos e restauradores que devem ser considerados na realização de fechamento de diastemas. 

Confira o artigo na íntegra acessando o link:  Orto e Dentistica  [divider]