1. Quais são as maneiras de se determinar o sexo de uma pessoa?

2. Qual seria a genitália interna e externa de um rato cuja gônada embrionária tenha sido extirpada antes da diferenciação gonadal?

3. Qual é a diferença entre hermafroditismo verdadeiro e pseudo-hermafroditismo?

4. Uma pessoa apresenta cariótipo 45, X0 e daltonismo (anomalia causada por gene recessivo localizado no cromossomo X). Seus genitores são fenotipicamente normais. Sobre isto, pergunta-se:

  1. Qual é o sexo desse indivíduo?
  2. De quem (do pai ou da mãe) o indivíduo herdou o gene para o daltonismo?
  3. Qual é o nome da alteração cromossômica que esse indivíduo apresenta?
  4. A aberração cromossômica surgiu por alteração na espermatogênese ou na ovulogênese?

5. Você suspeita que uma criança com fenótipo feminino seja afetada pela síndrome da feminização testicular. Qual a maneira mais fácil e rápida de confirmar o diagnóstico?

 

Respostas

 

Questão 1. Existem testes que são realizados na cromatina sexual para determinar o sexo de uma pessoa. Esses testes podem avaliar com precisão a presença de cromossomo Y que está presente apenas nos homens, caracterizando assim, o sexo masculino (XY), feminino (XX). O dimorfismo sexual é um exemplo de falta de precisão para determinar um sexo.

Questão 2. Apresenta tecido ovariano e testicular, com genitália interna feminina e genitália externa ambígua ou masculina.

Questão 3. 
– No hermafroditismo verdadeiro as crianças nascem com os dois órgãos sexuais bem formados, possuindo os órgãos sexuais internos e externos de ambos os sexos, incluindo ovários, útero, vagina, testículos e pênis.
– No hermafroditismo verdadeiro a maioria das pessoas são geneticamente do sexo feminino (cromossomos XX) e a formação dos órgãos sexuais masculinos é atribuída a causas ainda não totalmente conhecidas.
– No pseudo-hermafroditismo masculino a criança nasce geneticamente como do sexo masculino (cromossomos XY) embora os órgãos sexuais externos não se desenvolvam completamente.
– No pseudo-hermafroditismo feminino a criança nasce geneticamente como do sexo feminino (cromossomos XX) embora o clítoris desenvolva-se excessivamente adquirindo um formato semelhante a um pênis.

Questão 4.

  1. Feminino, só as mulheres tem a probabilidade de nascer com Síndrome de Turner ( 45, XO)
  2. O indivíduo herdou o gene do pai.
  3. Síndrome de Turner.
  4.  Ovulogênese.

Questão 5. Análises ao sangue para testar os níveis de testosterona, hormona luteinizante (LH) e hormona folículo-estimulante (FSH), testes genéticos ( cromatina sexual) ou ultrassonografia pélvica.

ENVIE UMA RESPOSTA