Todas as atividades que envolvem contaminação, riscos de corte, perfuração, contágio ou que coloque de alguma forma a saúde e integridade física do profissional, devem ter os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) como uso obrigatório.

Segundo a ANVISA, é todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho;

No que envolve a odontologia, o uso de EPI é indicado durante o atendimento ao paciente, nos procedimentos de limpeza do ambiente e no reprocessamento dos artigos.

Mas afinal, você sabe quais são e para que servem?

Óculos de Proteção
Protegem os olhos das secreções, aerossóis e produtos químicos utilizados durante os procedimentos odontológicos e na limpeza e desinfecção de artigos, equipamentos ou ambientes.

Protege contra:
a. Impactos de partículas volantes;
b. Luminosidade intensa;
c. Radiação ultravioleta;
d. Respingos de produtos químicos e material biológico.

Máscara
As máscaras devem ser descartáveis, de filtro duplo e tamanho suficiente para cobrir completamente a boca e o nariz, permitindo a respiração normal e não irritando a pele. Devem ser descartadas após o atendimento a cada paciente ou quando ficarem umedecidas.

Gorro
É uma barreira mecânica contra a possibilidade de contaminação por secreções, aerossóis e produtos, além de prevenir acidentes e evitar a queda de cabelos nas áreas de procedimento.
Deve ser preferencialmente descartável, cobrir todo o cabelo e as orelhas e ser trocado sempre que necessário ou a cada turno de trabalho. Recomenda-se o uso pelo paciente em casos de procedimentos cirúrgicos.

Avental/Jaleco
Deve ser de mangas longas, tecido claro e confortável, podendo ser de pano ou descartável para os procedimentos que envolvam o atendimento a pacientes e impermeável nos procedimentos de limpeza e desinfecção de artigos, equipamentos ou ambientes. Deve ser usado fechado durante todos os procedimentos.

Luvas
Devem ser de boa qualidade e usadas em todos os procedimentos. Constituem uma barreira física eficaz que previne a infecção cruzada e a contaminação do profissional de saúde e reduz os riscos de acidentes. Procedimentos cirúrgicos exigem luvas estéreis.

a. Luvas grossas de durante os processos de limpeza de artigos e ambientes, quando em contato com superfícies, artigos, instrumentos e equipamentos contaminados;
b. Luvas de látex de procedimento para atividades clínicas e estéreis para procedimentos cirúrgicos, que devem ser descartadas a cada paciente.;
c. Luvas de plástico, usadas como sobreluvas, quando houver necessidade de manusear artigos fora do campo de trabalho;
d. Luvas de amianto, couro ou aramida, usadas na CME, no manuseio de artigos esterilizados.

Agora que você já sabe como se proteger durante os atendimentos de seus pacientes, veja como fazer para ter um maior controle de infecção na odontologia clicando aqui.

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário e seu e-mail para ficar por dentro dos novos conteúdos lançados no Odonto Up!

1. Jucineide Paim Borges

Onde devem ser descartadas luvas e gorro, seria no saco de lixo infectante?

2. Jucineide Paim Borges

Luvas e gorros devem ser descartados em saco de lixo infectante?

3. Sim jucineide, existe empresas especializadas em recolhimento de lixo contaminado. Contrate uma proxima vc.