[dropcap]A[/dropcap] vida agitada e a mudança dos hábitos alimentares tem levado um grande número de pessoas a procurarem os dentista com uma queixa: sensibilidade por erosão ácida. Essa erosão é dada pelo consumo excessivo de alimentos como as frutas e sucos cítricos industrializados, refrigerantes, energéticos, doces e vinhos.

O pH salivar presente na nossa boca, normalmente fica em torno de 6,8 a 7,2. Ao ingerirmos alimentos ácidos, consequentemente, o pH salivar também tende a baixar. É comum muitas pessoas escovarem os dentes imediatamente após ingerirem alimentos ácidos, o que não é o indicado. Por outro lado, algumas pessoas não escovam os dentes durante o dia ou escovam em espaços prolongados. O esmalte dentário exposto sofre um processo de desmineralização. É ai que entra uma das funções da saliva: a capacidade tampão. Essa característica natural é aliada na manutenção da saúde bucal, pois serve como uma espécie de mediador de equilíbrio do pH. No entanto, com o consumo exagerado de alimentos ácidos, essa função fisiológica não consegue manter esse equilíbrio químico, fazendo com que o esmalte perca íons cálcio para o meio. O esmalte mais desmineralizado fica susceptível a abrasão da escovação, provocando uma erosão ácida.

Erosao acida

Quando o dente já apresenta algum sinal de erosão, o paciente deve procurar o dentista, na tentativa de reverter o quadro. Pode-se optar por tratamentos restauradores, orientação de escovação e dieta. Os sinais iniciais são: sensibilidade e descoloração. Já os sinais avançados podem ser: descoloração acentuada, fissuras e sensibilidade severa.

Algumas medidas que podem ser tomadas para evitar a erosão são:

  • evitar escovar os dentes imediatamente após consumirem alimentos ácidos;
  • ao ingerir bebidas ácidas, não deixar que fiquem na boca por períodos prolongados;
  • optar, sempre que possível, por usar um canudo que chegue até a parte posterior da boca;
  • escovar os dentes suavemente e com uma escova de cerdas macias.

A erosão por meios ácidos deve ser considerada um problema sério, podendo levar, em algum casos mais avançados, a destruição de parte ou de toda estrutura dental.

ENVIE UMA RESPOSTA