O Odonto Up agora está trazendo uma categoria nova, a Odontologia do Esporte. Reconhecida como especialidade pelo Conselho Federal de Odontologia através da Resolução 160/2015, a Odontologia do Esporte é uma área para pessoas que procuram mais saúde através de exercícios, esportes e também para aquelas que fazem do esporte sua profissão.

A importância dessa área está intimamente ligada ao perfil do paciente atendido nessa especialidade. A Odontologia do Esporte trabalha com as particularidades e especificidades dos atletas (amadores ou profissionais) com a intenção de promover, além de saúde bucal, uma melhora no seu rendimento físico através da promoção da saúde. Levando em consideração que o mecanismo de trabalho do atleta é o corpo, buscar um quadro de saúde estável e plena é fundamental.

O atendimento odontológico a um atleta pode parecer semelhante, mas existem variáveis muito importantes em que o profissional deve estar muito atento. Cirurgias, medicações, outros tratamentos específicos num atleta de alta performance exigem um planejamento diferente do usual.

A Odontologia do Esporte é fundamental em qualquer equipe multidisciplinar, visto que a atuação vai desde o trabalho desenvolvido pelos cirurgiões-dentistas num consultório a confecção de protetores bucais. Item esse, que deve ser confeccionado por um cirurgião-dentista ou por empresas em que o profissional encaminha o modelo.

Está claro que é uma área muito promissora e que tem muito a oferecer aos novos profissionais. Pensando nisso, vamos desenvolver conteúdos e materiais específicos de Odontologia do Esporte, para vocês conhecerem e se aprofundarem ainda mais nessa nova especialidade.

ENVIE UMA RESPOSTA