O Odontoma é um tumor de malformação (hamartoma), em que esmalte e dentina e, às vezes, o cemento estão presentes. É o tumor odontogênico mais comum, representando 67% de todos os tumores odontogênicos. Ocorre em crianças, adolescentes e adultos jovens, sem haver predileção por gênero.

Clinicamente, estes são freqüentemente associados a lesões assintomáticas e a alterações na erupção da dentição decídua ou permanente. A sua patogênese está associada com trauma durante a dentição decídua, anomalias hereditárias (Síndrome de Gadner, síndrome de Hermann,  síndrome das células basais nervosas), hiperatividade odontoblástica ou alterações genéticas nos componentes responsáveis pelo desenvolvimento dental.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica os Odontomas do ponto de vista histopatológico, como: Odontoma Complexo, em que os tecidos dentários são bem formados, mas exibem um arranjo mais ou menos desordenado.

E Odontomas Composto, em que os tecidos dentários são normais, mas seu tamanho e sua conformação são alterados – originando múltiplos dentes pequenos semelhantes a estruturas chamadas dentículos. Em geral, o Odontoma Composto é mais frequentes do que Odontoma Complexo.

Sendo assim, o Odontoma Complexo é um tumor odontogênico benigno, formado por tecidos dentários constituídos por esmalte e dentina apresentando-se como uma massa calcificada de  estrutura  com desorganização tecidual e sendo assintomáticos.

Tem associação a retenção de dentes decíduos, não-erupção de dentes permanentes, diastemas e dor. Podendo ocasionar impacção ou mau posicionamento dentário e aumento do volume local. Sua Etiologia é desconhecida, sendo sugerido que o traumatismo ou a infecção local pode levar à formação desta lesão.

A localização preferencialmente na região de molares e pode ser encontrado em qualquer idade, mas com maior prevalência na maioria dos casos a partir da segunda década de vida.

O tratamento proposto para todos os Odontomas são de Remoção Cirúrgica sendo que não haja possibilidade de recidivas.

[author image=”https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/526525_190242401123568_2024301603_n.jpg” ]Igor R. Zen, 19 anos. Acadêmico do 2° ano do Curso De Odontologia da Universidade Positivo, Curitiba-PR [/author]

ENVIE UMA RESPOSTA