O Odontoma é um tumor de malformação (hamartoma), em que esmalte e dentina e, às vezes, o cemento estão presentes. É o tumor odontogênico mais comum, representando 67% de todos os tumores odontogênicos. Ocorre em crianças, adolescentes e adultos jovens, sem haver predileção por gênero.

Clinicamente, estes são freqüentemente associados a lesões assintomáticas e a alterações na erupção da dentição decídua ou permanente. A sua patogênese está associada com trauma durante a dentição decídua, anomalias hereditárias (Síndrome de Gadner, síndrome de Hermann,  síndrome das células basais nervosas), hiperatividade odontoblástica ou alterações genéticas nos componentes responsáveis pelo desenvolvimento dental.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica os Odontomas do ponto de vista histopatológico, como:

Odontoma Complexo, em que os tecidos dentários são bem formados, mas exibem um arranjo mais ou menos desordenado.

Odontomas Composto, em que os tecidos dentários são normais, mas seu tamanho e sua conformação são alterados – originando múltiplos dentes pequenos semelhantes a estruturas chamadas dentículos.


Em geral, o Odontoma Composto é mais frequentes do que Odontoma Complexo.
Sendo assim, o Odontoma Complexo é um tumor odontogênico benigno, formado por tecidos dentários constituídos por esmalte e dentina apresentando-se como uma massa calcificada de  estrutura  com desorganização tecidual e sendo assintomáticos.

Tem associação a retenção de dentes decíduos, não-erupção de dentes permanentes, diastemas e dor. Podendo ocasionar impacção ou mau posicionamento dentário e aumento do volume local.

Sua Etiologia é desconhecida, sendo sugerido que o traumatismo ou a infecção local pode levar à formação desta lesão.

A localização preferencialmente na região de molares e pode ser encontrado em qualquer idade, mas com maior prevalência na maioria dos casos a partir da segunda década de vida.

O tratamento proposto para todos os Odontomas são de Remoção Cirúrgica sendo que não haja possibilidade de recidivas.

Igor R. Zen, 19 anos. Acadêmico do 2° ano do Curso De Odontologia da Universidade Positivo, Curitiba-PR

2 Comentários

  1. Bom dia caro colega.
    Sou dentista e diagnostiquei um odontoma, por exame radiográfico, em paciente de 69 anos, sexo feminino, na região lingual do dente 21. Assintomático e de pequeno tamanho. Qual deve ser o procedimento? Apenas proservação do caso?
    Desde já agradeço.

    • Jefferson P. Oliveira

      Olá, Eduardo.

      Nos desculpe pela demora em entrar em contato contigo. Você conseguiu resolver o caso do seu paciente? Caso não tenha conseguido, podemos indicar algumas referências e alguns artigos para podemos discutir sobre os casos que você precisar, ok?

      Grande abraço

      Att, Jefferson

Deixe uma resposta:

Digite seu comentário
Digite seu nome