O sistema Circulatório contribui para o funcionamento de outros sistemas corporais, ele carrega substâncias como oxigênio, nutrientes e hormônios e leva embora resíduos não utilizados pelo corpo. O sistema faz esse transporte através de artérias, arteríolas, capilares, veias e vênulas.

Coração

Revestido por Tecido Muscular Estriado Cardíaco, o coração bombeia o sangue e outras substâncias para todas as partes do nosso corpo humano. É dividido em quatro câmaras: Átrio Direito, Átrio Esquerdo, Ventrículo Direito e Ventrículo Esquerdo. Entre o ventrículo direito e o átrio direito, está a valva tricúspide. Entre o ventrículo esquerdo e o átrio esquerdo está a valva bicúspide ou mitral. Entre o ventrículo direito e o tronco pulmonar está a valva do tronco pulmonar. Entre o ventrículo esquerdo e a aorta está a valva da aorta. As valvas são um conjunto de válvulas que servem como porta de passagem, as mesmas abrem e fecham de acordo com a contração do músculo cardíaco (Sístole) e distenção do mesmo (Diástole). É na Diástole que o coração enche-se de sangue.

Sangue

O sangue transportado é composto por células sanguíneas (hemácias, leucócitos e plaquetas) e também por proteínas sanguíneas (fibrinogênio, Protrombina, Tromboplastina). Presente no plasma está o Cálcio, de papel muito importante no corpo humano. Em casos de lesões, plaquetas aglomeram-se e liberam a Tromboplastina. Existem fatores de coagulação extrínsecos e intrínsecos, os mesmos estabilizam as plaquetas.

Pequena Circulação

É nomeado de pequena circulação, o trajeto realizado pelo sangue entre coração e pulmão, tendo início no Ventrículo Direito, passando pela valva tronco pulmonar e atingindo o tronco pulmonar. A artéria tronco pulmonar subdivide-se em Artéria Pulmonar Esquerda e Artéria Pulmonar Direita, chegando assim, até os pulmões. Nos pulmões ocorre a Hematose, onde o sangue desoxigenado recebe oxigênio. O sangue oxigenado retorna ao coração pelas veias pulmonares. A veia pulmonar, como a artéria, subdivide –se em direita e esquerda mas também em superior e inferior, ou seja, subdivide-se em quatro. O sangue chega ao átrio esquerdo do coração.

Grande Circulação

É o trajeto percorrido pelo sangue desde o Ventrículo Esquerdo até os órgãos e células. O mesmo retorna ao coração chegando no átrio esquerdo. O grande vaso que conduz o sangue é a Artéria Aorta. Do arco da aorta para o lado direito surge o Tronco Branquiocefálico que origina a Artéria Carótida direita. Já para o lado esquerdo, os vasos originam-se no Arco da Aorta sem a presença do Tronco Branquiocefálico. Pela Aorta Descendente, o sangue oxigenado é conduzido para os membros inferiores. O sangue retorna ao coração, na grande circulação, no Átrio Direito.

Em casos de Hipotensão Ortostática (elevação do paciente muito rápido causando desmaio), o ato certeiro é virá-lo para o lado esquerdo, uma vez que isso resultará numa melhor circulação na veia cava inferior.

Fonte da Imagem em destaque: http://www.3dscience.com/upgrades/
Autor: Tangreyse de Luca Moraes, 18 anos. Acadêmica do curso de Odontologia da Universidade Positivo, Curitiba – PR

ENVIE UMA RESPOSTA