Término Chanfrado: tem indicação para coroas metalocerâmicas e tem como características: boa adaptação da margem, menor concentração de estresse nessa região, melhor escoamento de cimento. É feito de um segmento de círculo, ¼ de circulo.

Utiliza-se ponta diamantada cilíndrica com diâmetro de 1,2mm.

chanfrado

Término Chanferete: tem indicação para coroas totais metálicas (2º e 3º molares) e tem como características: mesmas vantagens do chanfrado e deve ser utilizado somente em coroas metálicas. É um segmento de círculo menor que o chanfrado.

Utiliza-se ponta diamantada cilíndrica com diâmetro de 1,2mm.

chanferete

Término Ombro Arredondado ou Biselado: tem indicação para coroa de cerâmica, e tem como características: permite espessura adequada da cerâmica na região cervical, garantindo resistência contra a forças ocluais, apresenta maior discrepância marginal em relação aos demais términos, pode apresentar maior dificuldade no escoamento do cimento, necessita de maior quantidade de desgaste nas faces axiais, incisal e oclusal. É um ângulo interno arredondado entre a parede axial e gengival.

Utiliza-se ponta diamantada cilíndrica com diâmetro de 1mm com extremidade reta e ângulo arredondado.

ombro biselado

Ombro ou Degrau: A parede axial do preparo forma um ângulo de aproximadamente 90° com a parede cervical.Indicado para preparos que receberão coroas de porcelana pura (jaqueta) com 1,0 a 1,2 mm de espessura.

ombro

Conteúdo baseado e retirado do livro do Pergoraro.

[divider] Autor:

 

 

Gabrielle Gobbo Agnoletto. Acadêmica do 3º anode Odontologia,
Universidade Positivo, Curitiba-PR

 

ENVIE UMA RESPOSTA