1. (TCE-SE 2015- Cirurgião Dentista) A tomografia computadorizada de feixe cônico foi introduzida na odontologia como um método adjunto de obtenção de imagens digitais para fins diagnósticos. Dentre suas muitas vantagens, encontra-se:

  1. A utilização de radiação não-ionizante na faixa de radiofrequência do espectro eletromagnético para obtenção das imagens;
  2. A possibilidade de se obter uma visualização 3D devido à exposição de dois filmes e observação da imagem com um estereoscópio;
  3. A diminuição considerável do tempo de execução do exame comparado aos exames para realização de radiografias panorâmicas ou cefalométricas;
  4. A eliminação da sobreposição de imagens em estruturas fora da área de interesse, pois permite a reconstrução 3D da imagem e sua observação em qualquer ângulo;
  5. A oferta de melhor resolução de imagem em tecidos com baixo contraste inerente.

2. (TJ-RO 2015 – Analista Judiciário – Odontologia) Paciente compareceu a uma Unidade de Pronto Atendimento Odontológico após sofrer traumatismo na região facial ao cair de sua bicicleta. Para fechar o diagnóstico da condição dentária, o cirurgião-dentista realizou uma radiografia periapical da região dos incisivos superiores que foi revelada através de processamento químico manual. Ao término do processo, no entanto, a radiografia mostrou-se muito clara, impossibilitando a visualização adequada das estruturas de interesse. Esse fato pode ser explicado pelo(a):

  1. Velamento da radiografia devido a falhas ocorridas na unidade de câmara escura, permitindo a entrada de luz;
  2. Sub-revelação devido ao tempo reduzido na solução reveladora;
  3. Super-revelação devido ao tempo excessivo na solução reveladora;
  4. Pouca espessura dos tecidos do paciente;
  5. Movimentação do paciente durante a exposição.

3. (TJ-RO 2015 – Analista Judiciário – Odontologia) Sobre o mecanismo de obtenção da imagem radiográfica digital em sensores do tipo placas de fósforo fotoestimuláveis, é correto afirmar que:

  1. Após a irradiação, o sensor é escaneado por um feixe a laser que libera a energia armazenada sob a forma de luz, que é convertida em um sinal elétrico e enviada para o conversor analógico-digital do computador;
  2. O sensor transmite, imediatamente após a irradiação, a informação de cada pixel diretamente para o conversor analógico-digital do computador;
  3. A imagem digital é lida através do cabo que conecta o sensor digital ao computador contendo o conversor analógicodigital;
  4. O pacote de carga de cada pixel é transferido para o transistor como uma voltagem logo após a irradiação, permitindo que cada pixel seja avaliado individualmente;
  5. O pacote de carga de cada pixel é transferido de uma fileira para a próxima; no final, cada carga é transferida para um amplificador de leitura e transmitida até o conversor analógico-digital do computador.

4. (CSM 2014 – Primeiro Tenente – Quadro de Cirurgiões-Dentistas) De acordo com White e Pharoah (2007), em relação aos receptores digitais para radiografias intraorais digitais, é correto afirmar que:

  1. Existe grande facilidade dos receptores digitais se acomodarem às mais variadas anatomias do paciente.
  2. Receptores digitais podem ser esterilizados por meio de métodos convencionais tais como autoclaves e álcool isopropílico.
  3. Receptores digitais intraorais requerem mais radiação que o filme convencional, aumentando a dose absorvida pelo paciente.
  4. Uma das vantagens dos sistemas de Placas de Fósforo Fotoestimuladas (PSP) é que eles não apresentam perdas de elétrons após a exposição.
  5. Um significativo problema potencial com os atuais sistemas de Placas de Fósforo Fotoestimuladas (PSP) é a inabilidade para distinguir imagens que foram expostas ao contrário.

5. (SESA-ES 2013 – Odontólogo Cirurgião Buco Maxilofacial) De acordo com as normas de obtenção de imagens utilizadas em odontologia, assinale a opção correta.

  1. O método de Clark, embasado no princípio do paralelismo, possibilita, com uma tomada radiográfica apenas, a determinação de qual objeto está mais próximo do filme.
  2. Para se determinar o comprimento dos implantes dentários a serem utilizados, deve-se solicitar a radiografia panorâmica mapeada para implantes, exame que fornece com precisão as medições necessárias.
  3. Os aparelhos de raio-x utilizados atualmente erradiam apenas a região a ser examinada, não sendo necessária, portanto, a utilização de aventais de chumbo.
  4. A tomografia computadorizada, que permite visualizar mais detalhes que a radiografia convencional, pode ser indicada para gestantes, uma vez que não utiliza radiação ionizante.
  5. A ecografia é indicada para a análise de alterações volumétricas em tecidos moles do organismo humano, como, por exemplo, as glândulas salivares maiores.

6. (TRT 6ª 2012 – Técnico Judiciário – Área Higiene Dental)Um TSB vai realizar uma tomada radiográfica dos dentes 16 e 17. Ao efetuar o posicionamento da película radiográfica, deve-se manter o picote da película direcionado para o

  1. Palato mole.
  2. Palato duro.
  3. Terço vestibular dos dentes 16 e 17.
  4. Terço oclusal dos dentes 16 e 17.
  5. Terço cervical dos dentes 16 e 17.

7. (TRT 24ª 2011 – Analista Judiciário – Odontologia)Paciente com 63 anos de idade, sexo feminino, apresenta bolsas rasas na maior parte dos arcos dentários, exceto na região entre os dentes 11 e 24, onde a sondagem periodontal revelou bolsas de 4 a 7 mm. Na região anterior observa-se retração gengival pronunciada. Os dentes 11, 23 e 24 apresentam mobilidade aumentada, com extrusão. Na região ântero-inferior há destruição óssea acentuada, particularmente ao redor do dente 21, que apresenta mobilidade grau 3. A presença de biofilme é evidente.

A análise radiográfica

  1. Requer radiografias mensais para fins diagnósticos.
  2. Deve ser feita a partir da radiografia panorâmica.
  3. Permite verificar a altura da osso alveolar e o contorno da crista óssea.
  4. Mostra as situações em que ocorre mobilidade da coroa de Grau 1.
  5. Permite identificar a crista óssea alveolar, lingual e vestibular.

 

Respostas

Questão 1: D

Questão 2: B

Questão 3: A

Questão 4: E

Questão 5: E

Questão 6: D

Questão 7: C

ENVIE UMA RESPOSTA