Você sabe o que quer como Cirurgião-dentista? E como responsável de uma clínica ou consultório?

– O senhor poderia me dizer, por favor, qual o caminho que devo tomar para sair daqui?
– Isso depende muito de para onde você quer ir, respondeu o Gato.
– Não me importo muito para onde, retrucou Alice.
– Então não importa o caminho que você escolha”, disse o Gato.
– Contanto que dê em algum lugar, Alice completou.
– Oh, você pode ter certeza que vai chegar se você caminhar bastante, disse o Gato.

O trecho acima foi retirado do famoso conto “Alice no País das Maravilhas”, de Charles Lutwidge Dodgson (Lewis Carrolls).

Sim, você vai chegar em algum lugar. Mas caminhar bastante para chegar onde? Ao sucesso ou ao fracasso? O que você espera do seu futuro e do futuro do seu negócio?

Neste post vamos abordar o segundo conceito: Visão.

E se você não leu o primeiro artigo sobre Pesquisa, recomendo que leia clicando aqui, depois volte neste post para continuar com o entendimento destes 10 conceitos para você começar a fazer um bom marketing interpessoal no seu consultório ou clínica.

Leu o primeiro post?

Então, vamos continuar!

Conceito 2: A Visão

Ter visão é saber que o rio corre para o mar sem, necessariamente, ver o mar. E quanto mais ampla a sua visão, maior será o seu sucesso.

Bill Gates (Microsoft), Larry Page e Sergey Brin (fundadores da Google), Steve Jobs (Apple), escritores futuristas como Isaac Asimov, Julio Verne, Arthur C. Clarke, foram grandes visionários.

O que é ser visionário e o papel do cirurgião-dentista frente a isso?

Visionario

Se você é dono de uma clínica, tem uma equipe composta de funcionários e outros dentistas, ou tem seu próprio consultório com nenhum ou apenas um funcionário, você é o líder nesse local. E, como líder, precisa compartilhar e contagiar (com entusiasmo) a sua equipe com uma visão de futuro da sua empresa.

Agora, se você trabalha com algum dentista ou para algum dentista, seu dever é partilhar das ideologias da empresa e ajudar a motivar a equipe a seguir a linha de pensamento que aquela clínica tem.

Visão, Valores e Missão

Assim como na vida pessoal, a vida de uma empresa (sim, seu consultório, sua clínica é uma empresa) também precisa de objetivos claros e metas definidas com coerência para que cresça e os negócios avancem.

E maioria de nós, como micro e pequena empresa, não possuímos qualquer estabelecimento dessas metas e objetivos. A equipe, os colaboradores e até os próprios dentistas não sabem para onde e como a organização está indo.visao valores missao

Mas por que estabelecer Visão, Valores e Missão em minha clínica?

Em nossa profissão, tão competitiva e que os serviços odontológicos se mostram cada vez mais iguais e apresentam-se de maneira cada vez mais semelhante, a procura por melhores resultados é algo imprescindível para que a sua clínica se mantenha neste cenário cadenciado pelo crescente nível de exigência que os clientes procuram.

O que devemos fazer é muito mais que satisfazer os nossos clientes, pacientes. Precisamos proporcionar boas experiências a eles dentro da empresa.

Desse modo, sua clínica ou consultório deve começar a atuar de forma bem mais ideológica, com doutrinas e maneira de pensar semelhante. E, ainda, as organizações atualmente apostam em um conjunto próprio de características – Visão, Missão e Valores – que as identifiquem e diferencie dos demais no mercado.

Para isso, devemos recrutar novos funcionários e até dentistas que acreditem na Visão e na doutrina da sua clínica. Ter uma Visão definida torna o processo de treinamento mais fácil, dita comportamentos e atitudes alinhado aos Valores e motiva os funcionários e dentistas que, consequentemente, irão proporcionar boas experiências aos clientes.

Já quem cultua valores diferentes da sua equipe e da sua empresa não tem vez para estar na sua clínica. Você seleciona melhor a sua equipe e torna-a mais forte. E como a visão não muda com o tempo, sua clínica cria credibilidade.

Visão

Qual a Visão da sua clínica?

A Visão funciona para dar um rumo a sua equipe e a sua clínica.

Pode ser percebida como a direção desejada, o caminho que se pretende percorrer, uma proposta, um sonho atingível e realista do que a sua clínica deseja ser a médio e a longo prazo e, ainda, de como ela espera ser vista por todos.

Visão tem que ser inspiradora e impulsionadora, ela deve gerar uma energia positiva para seus colaboradores e motivar. As pessoas são motivadas pelo dinheiro e mais ainda por uma boa liderança e uma boa causa. Muitos funcionários deixam uma empresa não por causa do salário, mas por falta de um líder, de um bom chefe e por não terem um bom motivo para ficar.

Por isso, ao definir a Visão da sua empresa envolva os seus funcionários e colaboradores, engaje toda a sua equipe, pergunte como eles veem o futuro da empresa e deixe-os sentirem e fazerem parte da organização.

Exemplo de Visão

“Ser a clínica de referência em tratamentos Odontológicos na cidade x, pelo compromisso com a satisfação plena dos pacientes e por oferecer atendimento de qualidade e os tratamentos com os melhores resultados, alinhado ao trabalho integrado de toda a equipe. ”

E Toda Visão deve ser embasada nos Valores da sua clínica.


Valores

Quais os Valores a sua empresa quer passar?

Valores são como diretrizes comportamentais e atitudes que norteiam a Visão, e são aquilo que esperamos que os envolvidos da clínica façam.

Exemplo de Valores

– Competência, honestidade, confiabilidade, ética e transparência;
– Respeito, gentileza, humildade e compromisso;
– Comprometimento e dedicação aos pacientes;
– Valorização dos funcionários;
– Trabalho em equipe;


Missão

Corresponde ao propósito da sua clínica e para quem ela se destina, no caso, os pacientes. Para definir isso com assertividade, é interessante que se responda a três questões básicas:

– Por que a empresa existe?
– O que a empresa faz?
– Para quem?

Exemplo de Missão

“Oferecer aos nossos pacientes uma clínica odontológica completa e prática, garantindo a saúde, beleza e bem-estar ao sorrir.”

Na prática

Para que a Visão seja compartilhada entre todos e de forma efetiva, você como líder tem um enorme e fundamental papel de motivar e criar entusiasmo na sua equipe.

Não é um processo fácil, mas se você tiver a Missão, Visão e Valores da sua empresa, esse processo torna-se menos complicado.5 dicas

Um visionário sonha em construir um futuro. E você, como líder, deve mobilizar as pessoas para canalizar os recursos que irão construir esse futuro.

Você está nadando a favor ou contra a correnteza?

E no próximo post da série, falarei sobre a Segmentação do Mercado, que nada mais é que oferecer os benefícios certos para os clientes certos.

Autor: Pablo Vieira, fundador do O Dentista Digital
Conheça mais em www.odentistadigital.com.br

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