O lipoma consiste em um tumor benigno desenvolvido pelo acúmulo dos adipócitos (células de gordura)  e apesar de ser uma neoplasia bastante comum, sua incidência na região oral e maxilofacial é pouco frequente.

CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS

[dropcap]A[/dropcap]presentam-se como aumentos de volume nodulares, de superfície lisa e consistência macia, que podem ser sésseis ou pediculados. Geralmente são assíntomáticos e a queixa principal está relacionada a estética. Na maioria dos casos, possuem cerca de 3 cm, entretanto há relatos na literatura de lipomas com 8 cm. O crescimento é lento e a coloração varia de amarelo a róseo dependendo de sua profundidade no tecido.

Mucosa jugal e vestíbulo bucal representam localizações intraorais mais comuns. Já a língua, o assoalho da boca e os lábios são sítios menos frequentes. Isso se dá, principalmente, pela presença de tecido gorduroso que é maior na bochecha, por exemplo.  Acometem, na maioria das vezes, adultos de 40 a 60 anos, mas também podem ser encontrados em crianças (raros), e pessoas obesas. Um detalhe importante é que o metabolismo do lipoma é independente da gordura corpórea, ou seja, o indivíduo pode perder gordura mas o tumor não diminuirá de tamanho.

CARACTERÍSTICAS HISTOPATOLÓGICAS

Histológicamente serão detectados adipócitos maduros. O tumor é bem circunscrito e apresenta cápsula fibrosa. As variantes microscópicas são: Fibrolipoma (componente fibroso juntamente as células adiposas), angiolipoma (vasos sanguíneos misturados as celulas de gordura), lipoma de células fusiformes, lipomas pleomórficos, e lipomas intramusculares (infiltrantes). Alguns autores ainda classificam outras variantes como o sialolipoma e lipomas atípicos.

TRATAMENTO

O tratamento se dá pela biópsia excisional e a retirada pode ser com anestesia local, regional ou geral. As recidivas são extremamente raras, exceto pelo lipoma intramuscular que possui padrão de crescimento infiltrativo. Contudo, sua incidência na região oral é quase nula.

REMOÇÃO CIRÚRGICA  DE LIPOMA SIMPLES POR ACESSO EXTRA-BUCAL – RELATO DE CASO

Suyany WEISS, Rafaela SCARIOT, Allan GIOVANINI, Diego STRINGHINI,  Melissa ARAÚJO.

O lipoma consiste em um tumor benigno do tecido adiposo bastante comum do corpo humano. A patogênese dessa neoplasia  é incerta. É mais comum em pacientes obesos e acima de 40 anos  apresentando-se como aumento de volume nodular de consistência macia podendo ser pediculado ou séssil. Paciente J.M., sexo masculino, 42 anos de idade, procurou o Serviço de Cirurgia Buco-maxilo-facial  da Universidade Federal do Paraná com um aumento de volume localizado em mucosa jugal direita, indolor a palpação.  Referiu presença da lesão há aproximadamente 02 anos. Ao exame extrabucal notou-se uma massa nodular de 40mm, consistência gelatinosa.  Nos exames de imagens, observou-se  imagem de hipodensidade compatível com tecido adiposo. O plano de tratamento proposto foi remoção da lesão através de acesso cirúrgico extra-bucal. O paciente foi submetido ao procedimento cirúrgico sob anestesia geral e a incisão, efetuada pelo acesso de Risdon. Após divulsão dos tecidos, a lesão foi removida. O material excisado foi enviado para análise histológica confirmando o diagnóstico de lipoma. Após 18 meses o paciente encontra-se sem queixas funcionais e/ou estéticas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O lipoma é um tumor cuja a patogênese ainda é bastante incerta. Sua causa não foi elucidada mas acredita-se que tenha envolvimento genético e/ou traumático.  Também há relatos sobre a influência de fatores endócrinos, hormonais e inflamatórios. É de fácil diagnóstico clínico, sendo a ressonância o exame de imagem complementar de escolha. Um dos diagnósticos diferenciais é o fibroma. Mucocele, neoplasias malignas e cistos também podem ser confundidos com o lipoma.

REFERÊNCIAS

Scariot R, Giovanini AF, Torres-Pereira CC, Piazzetta CM, Costa DJ, Rebellato NL, Müller PR. Massive growth of an intraoral lipoma.

NEVILLE, B. W. et al. Patologia oral e maxilo facial.

Figueiredo, R. L. ; Santos, Cássio Roberto Rocha dos ; Lima, Nádia L ; Verli, Flaviana D. ; Miranda, João Luiz de ; Marinho, Sandra A.  Tongue intramuscular lipoma.

Scariot R, Costa D, Nerone L, Muller P, Rebellato N. Lipoma Da Cavidade Bucal-Relato de Caso.

[author image=”https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/417930_566446346712526_1228829408_n.jpg” ]Suyany Gabriely Weiss, 18 anos. Acadêmico do 2º ano do curso de Odontologia da Universidade Positivo, Curitiba – PR[/author]

 

ENVIE UMA RESPOSTA