O músculo é feito, basicamente, de ventre e tendão. O ventre muscular (tecido muscular) é a parte cárnea, contrátil que em repouso apresenta um certo grau de contração reflexa, que é o tono muscular. O tendão (tecido conjuntivo denso modelado) é a parte que se liga ao osso, não contrátil e muito resistente (Anatomia Facial, Miguel Carlos Madeira).
O músculo está preso em duas extremidades. Uma das extremidades é fixa (origem) e a outra é verdadeiramente móvel (inserção)

A ação muscular – contração, será em direção à origem.
Suas funções são geralmente indicadas pelos seus próprios nomes, que revelam o movimento que fazem. Os de maior interesse para a odontologia são os peribucais, aqueles que circunscrevem a rima da boca.


Músculos da expressão facial
Apesar de sua designação de caráter funcional, as funções mais importantes dos músculos da expressão facial relacionam-se com a alimentação, mastigação, fonação e piscar de olhos.

Resumo dos músculos da expressão facial

Músculo

Origem Inserção

Função

Orbicular da boca Quase todo cutâneo; fóveas incisivas da maxila e mandíbula Pele e mucosa dos lábios; septo nasal Comprime os lábios contra os dentes; fecha a boca; protraí os lábios
Levantador do lábio superior Margem infra-orbital Lábio superior Levanta o lábio superior
Levantador do lábio superior e asa do nariz Processo frontal da maxila Asa do nariz e lábio superior Asa do nariz e lábio superior levanta o lábio superior e a asa do nariz (dilata a narina)
Zigomático menor Osso zigomático Lábio superior Levanta o lábio superior
Levantador do ângulo da boca Fossa canina da maxila Ângulo da boca Levanta o ângulo da boca
Zigomático maior Osso zigomático Ângulo da boca Levanta e retrai o ângulo da boca
Risório Pele da bochecha e fáscia massetérica Ângulo da boca Retrai o ângulo da boca
Bucinador Processos alveolares da maxila e da mandíbula na região molar; ligamento pterigomandibular Ângulo da boca Distende a bochecha e a comprime de encontro aos dentes; retrai o ângulo da boca
Abaixador do ângulo da boca Base da mandíbula (região molar ao tubérculo mentoniano) Ângulo da boca Abaixa o ângulo da boca
Abaixador do lábio inferior Base da mandíbula, acima da origem do depressor do ângulo da boca Lábio inferior Abaixa o lábio inferior
Mentoniano Fossa mentoniana acima do tubérculo mentoniano Pele do mento Enruga a pele do mento; everte o lábio inferior
Platisma Base da mandíbula Pele do pescoço Enruga a pele do pescoço
Orbicular do olho Quase todo cutâneo; ligamentos palpebrais; lacrimal e maxila Pálpebras e pele periorbital Fecha as pálpebras e a comprime contra o olho
Occipitofrontal Aponeurose epicraniana Pele do supercílio; região occipital Puxa a pele da fronte para cima
Prócero Osso nasal Pele da glabela Puxa a pele da glabela para baixo
Corrugador do supercílio Margem supra-orbital do frontal Pele da extremidade lateral do supercílio Puxa a superfície medialmente
Nasal Eminência narina Dorso do nariz Comprime a narina (parte transversa); dilata a narina (parte alar)
Músculos da Mastigação 

São considerados quatro músculos pertencentes ao grupo da mastigação. TRES ELEVADORES (masseter, temporal e pterigoideo medial) e UM PROTRUSOR (pterigoideo lateral).
Os músculos da mastigação recebem a inervação do nervo TRIGÊMIO, através de sua raiz motora, o nervo mandibular. Os ramos que chegam aos músculos recebem um nome equivalente ao do próprio músculo: nervo massetérico, nervos temporais profundos, nervo pterigoideo medial e nervo pterigoideo lateral.

Músculo Masseter
Retangular, espesso, forte, totalmente recoberto pela fáscia massetérica.
Parte Superficial: Origem na margem inferior do osso zigomático, estendendo-se atrás até a metade do arco zigomático (sutura zigomático-temporal). Inserção  na face lateral do ramo da mandíbula
Parte Profunda: Origina-se da margem inferior e face medial do arco zigomático e se insere na tuberosidade massetérica.
Na movimentação da boca o masseter é o músculo que ELEVA a mandíbula com maior potência. Por sua parte superficial a mandíbula sobe, já a parte profunda age principalmente na manutenção da oclusão forçada por longos períodos.

Músculo Temporal
Coberto pela densa fáscia temporal. Origem no soalho da fossa temporal e superfície medial da fáscia temporal e inserção no processo coronóide  da mandíbula. Mesmo sendo grande e potente, o Temporal é mais um músculo de MOVIMENTO do que de força (falar e fechar rapidamente a boca). O músculo temporal ELEVA a mandíbula (fibras da porção anterior). A porção posterior é essencialmente retrusora da mandíbula. Tal como o masseter, mas em menor proporção, o temporal pode ser acometido por trismo.

Músculo Pterigoideo Medial
Apresenta, apesar de menor, as mesmas características do masseter, é retangular, insere-se no ramo da mandíbula, é um músculo de FORÇA. Na sua inserção (face medial da região do ângulo da mandíbula) é ELEVADOR da mandíbula (o pterigoideo a descola ligeiramente para frente). O pterigoideo medial tem origem na fossa pterigoidea (entre as lâminas do processo pterigoideo).

Músculo Pterigoideo Lateral
É o mais curto dos músculos da mastigação, o único que se dispõe horizontalmente e o único que se relaciona com a articulação temporomandibular. Por isso mesmo realiza movimentos mandibulares que os outros três não realizam. Sua origem é nas paredes lateral e superior da fossa infratemporal. Ele possui duas cabeças de origem:
Inferior = face lateral da lâmina lateral do processo pterigoideo do osso esfenoide
Superior = asa maior do esfenoide
Como as cabeças se fundem, a sua inserção se dá na fóvea pterigoidea do colo da mandíbula.
Está relacionado á movimentos de PROTRUSÃO.

Músculos Supra-Hioideos

Compõe um grupo de músculos pares que unem o osso hioideo ao crânio. Com exceção do estilo-hioideo, todos se ligam à mandíbula. Movimentam o hioideo, mas se este osso estiver imobilizado, eles são capazes de movimentar a mandíbula. São considerados ABAIXADORES e RETRUSORES da mandíbula, mas colaboram na mastigação.

Músculo Digástrico
Possui dois ventres carnosos unidos por um tendão comum. A origem é na área mastoidea do temporal e inserção na fóvea digástrica . O músculo ao se contrair TRACIONA a mandíbula para trás, contribuindo assim em sinergismo com o pterigoideo lateral para o ABAIXAMENTO.

Músculo Estilo-hioideo
Origem no processo estiloide e inserção no hioide. O estilo-hioideo PUXA o hioide para trás e para cima ou pode fixa-lo quando atua em conjunto com os músculos infra-hioideos.

Músculo Milo-hioideo
Os dois (direito – esquerdo) formam o soalho muscular da boca. Tem a origem na linha milo-hioidea e inserção na rafe milo-hioidea. Tem função de ELEVAR o soalho da boca e com ele a língua e o hioide.

Músculo Genio-hioideo
Acima dele, está em contato o músculo genioglosso. Origem na espinha mentoniana e inserção no corpo do hioide. Tem função de REDUÇÃO e ELEVAÇÃO do soalho da boca.

Músculos Infra-hioideos

Consiste um grupo de quatro músculos em forma de fita colocados entre o osso hioideo e o tórax.
Suas denominações são:
Primeiro nome correspondendo ao local de sua origem e o segundo a inserção:
Esterno-hioideo, Omo-hioideo, esternotireóideo e tíreo-hioideo. 





E se você quiser ficar sempre por dentro das novidades do Odonto Up, curta nossa página no facebook e siga a gente no Instagram @siteodontoup

9 Comentários

  1. Gostei tanto dos conteúdos.
    Por favor me ajudem a encontrar os vossos conteúdos facilmente

    • Jefferson P. Oliveira

      Olá, Rui
      Salve nosso site na barra de favoritos ou nos siga nas redes sociais.
      Facebook: Odonto Up
      Instagram: @siteodontoup
      Twitter: @odontoUP
      Abraço

  2. Renata Medeiros

    Excelente !!!
    Que tal um artigo sobre dissecção de face ?!

  3. Excelente conteúdo! Sugiro que coloquem imagens dos músculos para melhor fixação do conteúdo
    Abç

  4. Existe algum músculo nas laterais da face que passam perto do ouvido e vão até o pescoço. Sinto dores nessas regiões. Pode ser problema dental ?
    Muito Obrigado.

  5. muito bom, para o conhecimento e estudo, imagens em 3d ficaria mais óbvio o musculo. mais só para facilitar mais ainda a fixação…….mais tá ótimo….

  6. Maria Albertina Botelho

    Excelente artigo! Explicações claras e objetivas. Obrigada

  7. Muito bom!! So faltou imagens pra ficar mais didático.

  8. Emilson dos Santos de Moraes

    exelente…parabens

Deixe uma resposta:

Digite seu comentário
Digite seu nome